PET: reciclado x reciclável

Compartilhado

O PET foi desenvolvido na década de 1940 e é muito utilizado como fibra para tecelagem e embalagem de bebidas. As garrafinhas PET começaram a circular nos anos 70 e a reciclagem começou 10 anos depois. Já no Brasil, o plástico PET começou a ser comercializado em 1988, sendo usado nas embalagens de bebidas. A garrafa PET é amplamente utilizada para armazenamento de bebidas porque é leve, transparente, resistente e não quebra.

No Brasil, a reciclagem desse tipo de plástico é uma das mais desenvolvidas do mundo, além de ter a maior variedade de aplicações, podendo ser transformado em muitas coisas, como edredom, cabide, roupas, embalagens de outros produtos, vassouras e etc.

Em 2016, foram reciclados um total de 247 mil toneladas de PET no Brasil, o que representa um total de 51% de todo o volume produzido no país. As indústrias automobilísticas e têxteis foram as maiores consumidoras, sendo transformados em fibra têxtil, carpete para veículos e novas embalagens. Apesar de a reciclagem de PET no Brasil ser uma das mais desenvolvidas do mundo, o descarte inadequado ainda é um sério problema, sendo muito encontrado nos oceanos.

O problema maior está no consumo não consciente do plástico PET, estima-se que em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no oceano, se não mudarmos nosso padrão de consumo, especialmente da garrafa PET, essa será uma situação drástica e sem volta. Portanto, evite comprar PET, leve uma garrafa ou copo reutilizável pro trabalho, faculdade ou passeio, prefira embalagens de vidro ou latinhas de alumínio. O foco precisa ser a diminuição do consumo, não mais a reciclagem.

Fonte: http://www.menos1lixo.com.br/reciclavel-x-reciclado-pet/

Comentários

Ainda não há comentários.

Leave a comment