A sensibilidade da moda para as questões ambientais está cada dia maior e, por isso, o setor investe muito em inovação para proteger o meio ambiente, utilizando cada vez mais materiais ecológicos na composição de peças.
Com novas tecnologias de processamento, está sendo possível desenvolver tecidos feitos com madeira. Dois designers israelenses desenvolveram, a partir da colagem da folha de madeira em um tecido de algodão, um moderno material de madeira flexível, onde cortes dão geometria e maleabilidade para a produção de bolsas e revestimentos.
Outro tecido desenvolvido nessa linha por uma empresa italiana chama-se Ligneah, onde a madeira recebe microincisões a laser, tornando-a semelhante ao couro. Todos os materiais usados são biodegradáveis.
A maciez e flexibilidade, além das diferentes texturas dependem da madeira utilizada. O mais importante é que o material vem de florestas geridas com respeito ambiental e certificação de origem, além de um acordo onde, para cada peça vendida, uma árvore é plantada na Nigéria.
Outro tecido feito de madeira é o Ki-ori Tennage, desenvolvido milenarmente e conhecido como um tecido luxuoso para os nobres da corte do império e samurais. Ele é feito a partir de tiras finas de madeira presos por fios de seda, algodão ou outro material.
É importante lembrar que o uso da madeira precisa vir de sobras para evitar o desmatamento ou de florestas certificadas para que, de fato, seja sustentável. É também uma alternativa ao couro animal e ao material sintético que não seja biodegradável.
Fonte: http://www.stylourbano.com.br/tecidos-de-folha-de-madeira-sao-uma-alternativa-sustentavel-ao-couro/
Comentários
Ainda não há comentários.