Cientistas da Universidade da Cidade de Hong Kong (CityU) desenvolveram um revolucionário processo que consegue transformar o desperdício de alimentos em fibras têxteis biodegradáveis, tecnologia que promete inovar e ser uma solução para a reciclagem das toneladas de resíduos de alimentos produzidos em todo o mundo.
Os resíduos desperdiçados em padarias e restaurantes de Hong Kong são coletados e tratados, utilizando uma série de procedimentos, incluindo a hidrólise de fungos para converter os alimentos em micro moléculas como a glicose, aminoácidos, vitaminas e minerais. A fermentação bacteriana, em seguida, transforma esses nutrientes em ácido lático. A polimerização desse ácido o transforma em polilático (PLA), para então ser criadas as fibras biodegradáveis.
Após dois anos de esforço, a equipe otimizou os experimentos e as condições ideais de temperatura, pressão e de técnicas de purificação. Segundo os pesquisadores, o processo é economicamente viável para acabar com o desperdício de alimentos, é livre de custos e o equipamento não é caro.
Veja o vídeo abaixo explicando o processo:
Comentários
Ainda não há comentários.