Sabemos que é trabalhoso ser um consumidor consciente. Uma das maiores dificuldades é avaliar e encontrar informações a respeito das cadeias de produção de cada marca, principalmente porque a maioria delas não explica de forma clara como e em quais condições suas roupas foram fabricadas.
Porém, a tecnologia tem ajudado a facilitar essa busca por informações, um exemplo é o aplicativo Moda Livre, desenvolvido pela ONG Repórter Brasil, conhecida nacionalmente pela defesa dos direitos humanos.
Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma referência mundial no combate ao trabalho escravo na indústria de roupas, o aplicativo avalia e oferece, de forma ágil, informações sobre as principais industrias varejistas do Brasil bem como marcas mundialmente famosas e também empresas que já foram envolvidas em casos de trabalho escravo.
Todas as companhias presentes no aplicativo responderam um questionário de avaliação com quatro indicadores – políticas, monitoramento, transparência e histórico – e, baseado nas respostas, receberam uma classificação: verde (bem avaliada), amarelo (avaliação intermediária) e vermelho (pior avaliação).
O Moda Livre está no ar desde 2013 e avalia mais de 100 marcas e varejistas de vestuário para garantir que as roupas fabricadas sejam produzidas de acordo com a legislação trabalhista.
Você pode baixar o app pela Apple Store e Google Play.
Vale a pena!
Comentários
Ainda não há comentários.